DIA DAS MÃES

DIA DAS MÃES
Bom voltar

segunda-feira, 17 de maio de 2010

WABI SABI - O QUE É ISSO??






Eu não sei se é verdade, mas algumas tribos orientais cujo trabalho é tecer aqueles tapetes deslumbrantes que cá no Ocidente custam alguns muitos $$$, deixam sempre em cada peça um pequeno defeito, para mostrar que perfeito é só Deus. Mas lenda ou não, nada é perfeito. Dentro desse pensamento de reconhecer a beleza em alguma coisa que está meio torta, desgastada, fora de um padrão pré estabelecido, leia-se Wabi Sabi.
Em outras palavras, é uma forma de vida que aprecia e aceita a complexidade e, ao mesmo tempo, alimenta os valores simples da vida. É tudo que é autêntico. Não há lugar para a maquiagem. Assim sendo, reconhece-se que nessa dimensão em que vivemos, nada dura, nada está acabado e nada é perfeito. Que legal!!!! Já pensaram se fosse o contrário? Nada para melhorar e ou nada para criar...
Historicamente foi em ritual do chá, que monges, mestres e pensadores em tempos idos, entenderam seu significado como um conceito zen que não é algo a ser apreendido pelo intelecto, mas é amplamente intuitivo e transmitido através do exemplo, e nesse item eu me incluo.
Amigos que vêm à minha casa, sempre exclamam o quanto ela é gostosa, tem uma energia boa, etc, etc... e eu acolho esses elogios de bom grado, até esqueço de alguns defeitos que ela tem, uma fissura na madeira de uma poltrona... a ranhura dos dentes de meu cachorro na outra... Me afundo nas minhas almofadas e continuo o papo porque, cara, tudo passa na vida, inclusive a gente. - Isso é Wabi Sabi.



Um comentário:

Anônimo disse...

Já tinha ouvido falar sôbre Wabi Sabi, mas não sabia exatamente do que se tratava. Você deu uma aula. Seu blog é muito bonito e interessante. Parabéns.
Bjs. Angelina - Sorocaba SP