AI WEIWEI artista contemporâneo chinês, designer arquitetônico, pintor e ativista social Tornou-se conhecido quando, junto com os arquitetos suíços , Herzog&Meuron, construíram o Estadio Nacional de Pequim para os Jogos Olímpicos de 2008.
Sempre crítico da postura do governo de seu país em relação à democracia e aos direitos humanos, lhe valeu prisão domiciliar e mais três meses de cárcere em lugar secreto.
Na Galeria Nacional de Praga, está sendo levada uma exposição de Weiwei, que mostra bem as condições dos refugiados, numa embarcação inflável de 70 metros de comprimento, 258 figuras chamada Law of the Journey.
Imagino o impacto causado nos expectadores ao se ver diante da magnitude destas instalações associando-se às imagens que vemos todos os dias nos noticiários. Botes "apinhados" de gente, fugindo da fome ou da guerra numa verdadeira arca de noé dos infernos, outros deixados para trás afogados ou mortos pelas próprias condições das embarcações.
Weiwei, ele mesmo como um refugiado, tem centrado seu trabalho em defender os direitos desta população e documentar sua condição trágica nos últimos anos. Pelos seus esforços, a Anistia Internacional o premiou reconhecendo sua liderança na luta pelos direitos humanos, sua vida e obra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário