A montanha de pedra acolhe a casa!!! Numa formação rochosa cujo interior formam-se nichos naturais, UMMO Estúdio de Arquiteturaescritório de arquitetura que fica em Córdoba- Espanha, construiu uma casa moderna, com paredes brancas, numa sintonia agradável com a rusticidade existente, piso de cimento e móveis de madeira. A casa é puro aconchego, charme e simplicidade. E prá que mais? A propósito, em 2011, postei uma casa também na rocha, aqui.
"Folheando" uma revista Vogue, encontrei essas cinco fotos de uma apartamento pequeno mas bem resolvido no sentido de espaços, e armazenamento de livros e adornos numa estante que cobre toda parede da sala. A moça da foto é modelo morando numa cidade da China, ousou nos cinzas da parede,cortinas, estofados e tapete. Gostei da harmonia. Deu uma sensação de conforto visual e não de monotonia.
A casa é majestosa com seus 830m² edificada no final do século 19, na zona cafeeira no Estado de São Paulo. Claro os tempos são outros e ela passou por reformas, obedecendo a sua estrutura construída em taipa de pilão* apenas acrescentando outros cômodos que à época de sua construção não existiam. Edificada num terreno com declive, havia um porão para armazenamento de grãos, hoje estão quartos para hóspedes. Até a cor de sua fachada continua a mesma, descoberta com um trecho de parede que ainda não tinha sido desgastada com o tempo e em laboratório, chegou à sua cor original. São outros proprietários, são outras necessidades, mas a imponência do lugar continua a contar a história da riqueza de uma era áurea dos ricos fazendeiros do interior paulista.
* Taipa de Pilão - maneira construtiva quando o barro é compactado horizontalmente com auxílio de formas e pilões . Edificações muito comuns naquela época mas resistentes até hoje.
Os móveis não são réplicas, contam anos de uso mas muito conservados. Os estofados passaram por novos revestimentos com tecidos da Donatelli e Entreposto
A escada leva para o andar inferior onde antes era apenas um porão, hoje abriga quartos para hóspedes. Tudo nos leva ao Brasil colonial com seus brilhos e fartura de detalhes.